segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Repercussão Rosedá

Pois bem, realmente as árvores foram cortadas...
Na década de 80, o prefeito Ari Pedro Borges encomendou 5.000 (cinco mil) plantas ornamentais, chamadas cientificamente de Largerstroemia índica. Mas é mais conhecida como “Rosedá, Resedá ou Árvore de Júpiter.” Como já falei e repito, a Rosedá é uma planta importada da CORÉA. Posteriormente ao mandato do Prefeito Ari, o prefeito João, comprou mais algumas Rosedás para serem plantadas na cidade... Mas essa quantidade era muito pequena em vista da quantidade que o prefeito Ari plantou.
Hoje o cultivo da árvore Rosedá é muito grande. Por ser uma planta bonita e por não criar muitas raízes, a Rosedá foi recomendada por muitos Biólogos aos prefeitos de cidades, para plantarem as Rosedás nas calçadas. Porque assim é evitado o problema de rachaduras...
Mas acho que não precisa ser um Biólogo (a) para entender das plantas... Eu não sou formado em Biologia, mas posso afirmar e confirmar mais ainda, que as Rosedás que foram cortadas aqui na cidade de Praia Grande, não estavam com pragas, nem podres e muito menos com cupins.
A Rosedá é uma planta frágil mesmo... Mas não quebra com facilidade igual a alguns boatos que escutei... E muito menos se tornam “moitas.” Moitas? “OI” “NÃO ENTENDI ESSA PARTE.” (IRÔNICO) E quando suas flores caem no chão, formam uma linda paisagem... Parece que as flores brotam do chão.
A Rosedá, assim como todas as árvores, tem seus benefícios aos seres humanos e aos animais. As Rosedás não dão fruto... Mas fazem o processo da FOTOSSÍNTESE, que é muito importante para “nós” seres humanos.
Como entendo também de História, posso afirmar que historicamente as Rosedás são muito importantes pra alguns moradores de Praia Grande. Porque elas fizeram parte da infância de muitas crianças... Crianças que cresceram e depois viram seus filhos crescerem, vendo as Rosedás dando suas flores rosa.
Pra quem não sabe (E NÃO PRECISA SER BIOLOGO(a)) pra entender. Existem plantas que só florescem uma vez ao ano, (ex: Orquídea). E esse é o caso da Rosedá. Inclusive no começo desse ano, todas elas floresceram.
Na época que o Prefeito Ari plantou as Rosedás, ele não precisou de nenhuma orientação de biólogos... Porque ele era tão inteligente e capaz de saber, que as Rosedás se adaptariam perfeitamente nas calçadas da cidade. E ele jamais compraria algo que estragasse a beleza da cidade, e que prejudicaria.
E como tem gentinha dizendo por aí, as Rosedás não estão servindo como eterna briga política.  Pra começar as Rosedás não tem nada a vê com política. OU TEM? Eu defendo elas por elas fazerem parte da história de Praia Grande... História e beleza!
Tenho 17 anos e já tenho opinião própria! Não preciso saber do que é certo ou errado para manifestar minha opinião.
Acho que se todos falassem o que pensam e fizessem algo para melhoria de Praia Grande, nossa cidade não estaria assim...
Porque a maquiagem só tapa as olheiras, mas a gente sabe que elas existem.
Então não adianta ficar gastando 3.000(três mil) reais só em lantejoulas enquanto gente passa fome nas comunidades carentes... E colocar luzinha a cada centímetro.
E o Prefeito Ari Pedro Borges pra quem não sabe, cuidava muito bem da mata ciliar, das marrequeiras, figueiras, tão importantes no ecossistema do nosso lugar!
Ele cuidou tanto da mata ciliar do rio MAMPITUBA, que mandou plantar centenas de árvores á beira do rio, porque devido as enchentes a mata ciliar foi destruída.
E ainda na beira do rio, colocou uma placa de bronze com alguns dizeres... E um certo prefeito mandou uma retro escavadeira da prefeitura arrancar o monumento e jogar dentro do rio... E FOI FEITO.
COMO EU SEI DISSO? Bem eu me interesso por Praia Grande, e estudei e estudo a história e seu povo... A história de Praia Grande é linda... Mas o povo às vezes me surpreende com atos de estrema...
O lema não é: “Praia Grande dos Canyons”?
 Bem, a praça já foi... O leão está morto... As Rosedás também... O S.O.R.E.F.A caiu acidentalmente (faz de conta que ninguém viu a maquina batendo na parede pra ela ficar torta e eles inventarem uma desculpa de que estava caindo e era perigoso).
O P e o G viraram uma pista de patins que nunca foi usada pra nada...
O asilo foi fechado porque dava muitas despesas...
O sete de setembro virou caminhada...  O informativo Praiagrandense morreu (SERÁ QUE ELES SABIAM QUE PRAIA GRANDE TINHA UM MINI JORNAL?)...
E muitas outras “ns” coisas que foram destruídas...
SERÁ QUE O PRÓXIMO ALVO SERÁ OS CANYONS???????
Acho que não né? Porque até Praia Grande dos Canyons eles copiaram do plano de governo de um candidato nas eleições para prefeito de 2004.
Mas Tudo o que é feito com amor jamais será esquecido!
     Inclusive as ROSEDÁS... Porque elas permaneceram 30 anos nas ruas de Praia Grande embelezando a cidade... E agora depois de tanto tempo... Foram assassinadas...
SERÁ QUE PRECISA SER BIOLOGO(A) PRA ENTENDER DE ÁRVORES?
Da próxima vez, pense antes de escrever algo!
Rosedá pra sempre em minha memória.
CRIAÇÃO DO TEXTO: Kauê Bellettini 
             No ventre da mãe a criança já sabia,  que um pé de Rosedá veria.
                            Mas quando o motosserra passou...
                  Não deu nem tempo de gritar: não corte a Rosedá...
                                  E assim a criança chorou,
               porque não pode ver a Rosedá que um dia sonhou!

3 comentários:

  1. NO MOMENTO ESTOU SEM PALAVRAS PARA COMENTAR, SÓ QUERO QUE SAIBAS, QUE MESMO SENDO MINORIA, NUNCA DESISTA DE LUTAR E GRITAR PELO QUE ACREDITAS...
    PARABENS, ILUMINADO!!!

    ResponderExcluir
  2. Interessante a sua posição, principalmente quando diz 3.000 reais em lantejoula, vários governos são criticados quando focam o dinheiro público simplesmente em obras porque serão lembrados por ela, e quando um governo diversifica investindo em eventos culturais e criando atrativos turísticos ele também é criticado. Não te esqueças meu caro que a orquestra municipal foi criada e é mantida pela atual administração a qual você critíca tanto, e pelo que me recordo você participa ou já participou dela não é verdade? Este você considera disperdício de dinheiro público assim como considerou as lantejoulas? Preferiria que em vez de termos uma orquestra este dinheiro fosse investido em infraestrutura urbana e projetos sociais visando a irradicação da fome? Suas afirmações neste ponto estão meio incoerentes. Outro ponto que me chama muito atenção é a sua extrema inclinação política quando escreve "matérias" para este blog, pois nunca vi aqui um elogio de sua parte para as administrações dos últimos anos... parece que tudo é dor e desordem... e assuntos que não tens como criticar nem citas... é como assistir um gre-nal onde o narrador torce para um dos dois times. Para finalizar, me preocupa esta sua visão de que tudo que foi feito na admisnitração do Ari é intocável e merece ser preservado, você da a intender aos leitores que defende a preservação da história de Praia Grande, mas você defende a preservação de tudo que foi feito em determinada administração, e só. Espero realmente que tu revejas os teus conceitos e deixe de ser hipócrita ao simplesmente ignorar o que foi feito de bom por esta Cidade pelas últimas administrações e exaltar somente aspectos que julgas negativos. A propósito "Extrema" é com "x". Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Meu querido, pelo que vejo, tu está um pouco atrasado né?
    Este post foi do ano passado, é um assunto que deu muita discussão e que já está enterrado. Agora depois de um ano que tu vê?
    Quanto às lantejoulas... Sou totalmente a favor do "Novo". O que não acho legal é priorizar somente o centro e esquecer que existem outros lugares. A respeito das postagens, bem, esse blog foi criado por mim, para eu escrever o que me viesse à mente. E quando tu dizes que só critico, acho melhor tu se informar melhor... Sempre elogio e digo que esta administração está sendo há melhor em 20 anos. Quanto a postar coisas sobre obras do prefeito Ari, tu não concordas comigo que o que está feito não precisa ser desmanchado? É sempre uma perseguição política. E quanto à orquestra Municipal, eu dou nota 10 ao prefeito. Por se preocupar com as "crianças", dou nota 10 pela pista de sk8, por várias coisas que ele fez. Agora quando eu não gosto de algo devo ficar de boca calada?
    Tu não sabes o que penso. Não tente julgar.
    KB

    ResponderExcluir